segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comunicação Comparada I e II


A disciplina Comunicação Comparada do Curso de Comunicação Social, apresenta conceitos imprescindíveis para compreender o complexo contexto da comunicação no meio social, as condições de produção, circulação e consumo das mensagens. Possibilitando o entendimento do condicionamento da informação às políticas que determinam as diversas formas de controle da informação.

O estudo da Comunicação Comparada é de suma relevância, principalmente porque é necessário uma leitura crítica dos meios e da produção de mensagens. Em uma sociedade globalizada, onde o principal elo entre culturas, faz-se através da comunicação, a compreensão de suas mensagens na sociedade é indiscutível.

O objetivo principal é promover a compreensão o papel da mídia na sociedade contemporânea, identificando os aspectos envolvidos no processo de elaboração e veiculação das mensagens.

Hoje em dia, temos fácil acesso as informações, mas nem todas são de qualidade e de fontes seguras, a disciplina tende a orientar os novos comunicadores sobre a política das mensagens, como elas devem ser propagadas e quais fontes são realmente seguras.

Fonte:
  • BALDINI, Massimo. Storia della comunicazione. Roma, Tascabili Economici Newton, 1995.
  • CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos - conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro,Editora da UFRJ, 1995.


Nenhum comentário:

Postar um comentário