segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arte Publicitária I e II


Dentro da grade curricular das principais universidades do país, podemos encontrar a disciplina Arte Publicitária, na qual os alunos serão direcionados e instruídos sobre os objetivos das campanhas, o comportamento do consumidor e a forma que ele deverá ser abordado. Além disso, os universitários também serão "apresentados" aos mais diferentes tipos de softwares gráficos do mercado, como: Photoshop, Ilustration, entre outros.


A propaganda é uma arte. Como todas as outras artes, precisa de talento, criatividade, imaginação, dedicação em tempo integral. Só não é uma grande arte porque não dispõe da capacidade de instaurar novos valores estéticos. A criação publicitária é comercial.

O objetivo principal das campanhas publicitárias é vender os produtos e principalmente atingir os objetivos do cliente
ao contrário do que muitos imaginam, que as campanhas devem ser bonitas para ganhar prêmios e os diretores arte e criação serem destacados.

É claro que como o objetivo é vender produtos, precisa seguir o que está em voga, observar o comportamento dos consumidores e só então elaborar suas peças, destinadas a influenciar seu grupo alvo e predispor as pessoas à compra das mercadorias que anuncia.

Picasso nunca pediu a aprovação dos clientes, Rimbaud não precisou de plataforma criativa e Michelangelo, artista pago pelo poder da Igreja, recusava-se a mudar suas concepções para agradar o cliente. Eles deixaram uma obra que vai durar pelos tempos afora e os anúncios devem durar no máximo o tempo de vida dos produtos que anunciam. Já foi dito, no entanto, que a propaganda ficará marcada como a arte típica do Século XX e o cartaz de rua é a melhor de todas as suas manifestações.

A propaganda não é uma receita para todos os problemas de comunicação com a sociedade ou qualquer um dos seus segmentos. Erro generalizado entre políticos e publicitários é abordar o eleitorado com as mesmas técnicas usadas para promover as vendas de um produto junto ao mercado consumidor. Os produtos, embora costumem ter vida mais longa que os políticos, destinam-se a preencher necessidades diferentes. A propaganda política objetiva o cidadão, a propaganda comercial pretende atingir os consumidores. Estas duas entidades, consumidor e cidadão, costumam conviver numa única pessoa que, por causa dessa mesma dualidade, tem expectativas diferentes de um e de outro: candidato ou produto.

Fonte de Apoio: Site Uma Coisa e Outra (www.umacoisaeoutra.com.br/marketing/publiart.htm)



Nenhum comentário:

Postar um comentário